JM3D Corretora – Planos de Saúde e Seguros

O inverno chegou: proteja sua saúde


  • 10/06/2021 - 09:40

O inverno chegou: proteja sua saúde

No próximo dia 21, começa oficialmente o inverno e todos já sentem a queda da temperatura em diversos locais do país, principalmente nas regiões Sul e Sudeste. E junto com o frio e o tempo seco, começam as crises respiratórias, gripes, alergias e inflamações de garganta, ouvido e pulmões, etc.

E todos nós já vimos que não dá para vacilar quando o assunto é saúde. Com a baixa umidade e o ar frio, as pessoas começam a permanecer durante mais tempo em locais fechados e com pouca ventilação, ambientes ideais para transmissão de vírus, bactérias e outros agentes causadores de gripes e doenças respiratórias. Além do risco da contaminação do COVID-19, que já assusta a todos desde 2020, nessa época do ano aumentam também as crises alérgicas e diversas outras doenças inflamatórias como otites, sinusite e pneumonia.

Por isso, separamos aqui alguns exemplos de doenças e como se prevenir. E, é claro, não deixe de usar máscara e higienizar as mãos constantemente. A pandemia ainda não acabou e o COVID-19 ainda está por aí.

Pneumonia

A pneumonia atinge os pulmões e pode ser causada por vírus, bactérias ou fungos. Entre os sintomas mais comuns estão a tosse com catarro, cansaço, febre alta, calafrios, dificuldade para respirar e dores no peito.

As recomendações para evitar são as mais comuns como lavar as mãos, evitar aglomerações, evitar cigarro.

Otite

A otite é uma infecção no ouvido e pode ser causada por vírus ou bactérias. É mais comum em crianças mas também pode acometer adultos. Entre os sintomas estão dor no ouvido, febre, dor de cabeça, perda de equilíbrio e até diminuição da audição.

Normalmente, esse tipo de infecção é resultante de uma gripe ou resfriado, sendo mais comum nessa época do ano em que o ar está frio e seco.

Para prevenir, siga as recomendações para prevenir gripes e resfriados, mantenha-se aquecido em locais muito frios, proteja os ouvidos e evite o uso de cotonetes.

Resfriados

Os resfriados podem ser causados por vários tipos de vírus. Eles são infecções virais que acometem o trato respiratório superior como a garganta e o nariz. Os sintomas são parecidos com a gripe mas, normalmente, são mais leves. A recuperação é em torno de 7 a 10 dias. Confira os sintomas: dor de garganta, tosse, espirros, nariz entupido, dores leves no corpo e dor de cabeça, febre baixa e mal-estar.

Evite ambientes fechados e com pouca ventilação. Evite contato com pessoas com esses sintomas.

Gripes

A gripe ou influenza também é viral. Os sintomas, descritos acima também podem vir acompanhados de dor muscular e nas articulações.

Para prevenir-se, evite contato com pessoas contaminadas. O vírus se espalha no ar, expelido pelo doente ao tossir, espirrar e falar, portanto, também é importante manter distância segura. Higienize as mãos constantemente e não compartilhe utensílios de uso pessoal como talheres, copos, toalhas.

Sinusite

A sinusite é um inflamação dos seios paranasais, que são cavidades aéreas que auxiliam na circulação do ar que é inspirado e expirado pelo sistema respiratório. Quando inflamados, ocorre acúmulo de muco no local. Os sintomas são congestionamento nasal, dificuldade de respirar pelo nariz, fortes dores de cabeça, febre, mau hálito, dor nos ouvidos e pressão e dor ao redor dos olhos. Além disso, é muito comum a ocorrência de corrimento amarelo esverdeado pelo nariz ou na garganta.

Para prevenir, evite locais com poluição ou tabaco, controle suas alergias, reforce suas defesas e evite passar a mão no nariz para evitar contaminação por microorganismos causadores de infecção.

Prevenção é a sua maior arma

Assim como o COVID-19, para evitar e prevenir-se de quaisquer doenças respiratórias, siga essas regrinhas simples e tenha um inverno com muito mais qualidade de vida.

  • Lave as mãos com água e sabão várias vezes ao dia e utilize álcool gel quando estiver na rua;
  • Cubra o nariz e a boca ao espirrar e tossir;
  • Use máscara em locais onde houver um maior número de pessoas;
  • Não fume e evite ficar próximo de fumantes;
  • Utilize umidificadores ou bacia com água no quarto durante o período seco;
  • Beba água;
  • Alimente-se bem.




Open chat